DA MÃO PRÓ PÉ

A Associação Cultural DAR À SOLA surgiu recentemente quando um grupo de pessoas com interesse e gosto pelos saberes tradicionais se juntou e decidiu avançar com esta ideia de promover, e ao mesmo tempo, preservar e recuperar as tradições, que no seu entender se encontram em risco de desaparecer a curto prazo ou que já caíram em desuso.
Com o Projecto "DA  MÃO PRÓ PÉ"  a Dar á sola pretende organizar oficinas, concertos, encontros, mostras e provas de produtos caseiros com o objectivo de construir uma ponte entre gerações, promovendo actividades que juntam pessoas do campo e da cidade ligadas aos saberes e tradições e, ao mesmo tempo abranger diversas faixas etárias. Envolver jovens que têm gosto por estas actividades será a melhor forma de o fazer. Com a coordenação e o acompanhamento dos responsáveis da associação, os jovens participantes irão organizar e concretizar uma série de actividades que contribuirão para o seu desenvolvimento pessoal e profissional e, ao mesmo tempo, serão um valioso contributo para a sociedade onde estão inseridos.
As actividades promovidas pelos participantes e promotores deste projecto têm como objectivo a recuperação e a dinamização de saberes tradicionais através do envolvimento com as comunidades locais, reavivando técnicas e práticas tradicionais já em desuso,através da transmissão dos saberes que lhe são próprios e que fazem parte integrante do Património Imaterial do nosso tesouro colectivo.
Através da inovação, criatividade e adaptação a novas funcionalidades pretende-se reavivar e recuperar as artes em desuso, conjugando materiais, saberes e sabores genuinamente tradicionais, enquanto elementos que importa preservar, na medida em que fazem parte do nosso imaginário colectivo.
As actividades deste projecto irão ser desenvolvidas, na sua maioria, na sede da associação, situada na Rua dos Caldeireiros, um sítio estratégico, em pleno centro histórico do Porto, o que também contribuirá para o sucesso deste projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário